O papel da leitura para a compreensão da sociedade
Postado em 22 de junho de 2021

A leitura tem papel importante em diversos aspectos da vida escolar, profissional e pessoal de cada indivíduo. Ela faz com que os alunos tenham acesso às disciplinas, faz com que os conhecimentos em qualquer área possam ser ampliados e também proporciona momentos de lazer. Além disso, a leitura tem uma função essencial para a vida do ser humano: o fato de que, a partir dela, podemos compreender a sociedade.

É difícil imaginar o que seria de nossa vida se não soubéssemos nada sobre o passado, não é mesmo? Esse conhecimento só é possível a partir dos historiadores, que registram suas descobertas em livros ou artigos virtuais, para que posteriormente possam ser lidos. Se não fôssemos capazes de escrever e ler esses conteúdos, as informações seriam perdidas para sempre.

Outra forma com a qual a leitura nos permite compreender melhor a sociedade é a partir da sociologia. Com o estudo dessa área, somos capazes de conhecer as diferentes formas de pensar e ideologias que surgiram em cada cultura. Isso faz com que possamos entender conceitos políticos de uma forma ampla, o que nos ajuda a ter discernimento diante do excesso de informações midiáticas que recebemos.

A leitura é uma aliada em nossa busca pela compreensão da sociedade de diferentes formas. Pode ajudar na compreensão dos pensamentos humanos a partir da psicologia, no entendimento sobre as doenças a partir da medicina ou até mesmo na percepção que temos do país a partir da economia.

Todos esses conhecimentos são permitidos a partir da leitura, portanto, se proponha a ler um livro hoje e incentive seu filho a fazer o mesmo. Esse é o passo inicial para construirmos um mundo com pessoas melhores e mais conscientes.