A importância da Educação Infantil no desenvolvimento dos alunos
Postado em 02 de dezembro de 2020

A Educação Infantil é uma das etapas fundamentais para a vida acadêmica de um indivíduo. Apesar de haver certa resistência de alguns adultos para aceitar essa ideia – por erroneamente acreditarem que a Educação Infantil não passa de brincadeiras –, diversos estudos pedagógicos comprovam a importância dessa fase, considerando principalmente o seu papel como o primeiro contato que a criança tem com o ambiente escolar. Esse aspecto é muito significativo para fazer com que as pessoas entendam a relevância do processo na educação.

Antes de tudo, é preciso considerar essa criança que ainda não teve nenhum contato com o ambiente escolar, valorizando os momentos de socialização, dinâmicas, trocas de experiências e compartilhamentos que a Educação Infantil se propõe a levar aos alunos.

Em seguida, devemos observar que o aprendizado não é algo que se adquire apenas com livros. Apesar do objeto sempre ser associado ao conhecimento, a Educação Infantil chega para quebrar essa ideia, mostrando que é possível ensinar os pequenos sem forçá-los a experiências para as quais ainda não estão preparados. Nessa etapa da vida, o conhecimento é mais facilmente assimilado a partir de jogos, músicas e atividades que estimulem o cérebro de forma divertida.

“Na Educação Infantil, é preciso valorizarmos o momento lúdico direcionado”, explica Elisângela Pinto, professora no Centro Educacional de Andradina (CEA). “Além disso, nessa fase também começam as primeiras atividades envolvendo a alfabetização, que é essencial para que as crianças entrem nesse mundo letrado que temos aí fora. Assim, podemos dizer que a comunicação digital veio para acrescentar como mais uma ferramenta do nosso trabalho nessa área”, diz a professora.