Disabilitar carregamento

Notícias

Ulysses Guimarães apresenta a Constituição Brasileira, em 1988 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)


Manter-se informado sobre as atualidades é fundamental para ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As efemérides sempre entram no notíciário e podem ser lembradas também pelos elaboradores de provas, tanto do Enem quanto de vestibulares ou até mesmo concursos públicos. Abaixo, listamos algumas das datas importantes de 2013. Confira:

 

25 anos da Constituição do Brasil

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição Brasileira é a lei fundamental e suprema do Brasil, e serve como parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas. Quando foi publicada, três anos após o fim da Ditadura Militar, o texto foi símbolo do início da democracia no país, estabeleceu a realização de um plebiscito para que os eleitores opinassem sobre qual o sistema de governo deveria ser adotado no país – monarquia parlamentar ou República; parlamentarismo ou presidencialismo. A consulta popular foi feita em 1993 e venceram a República e o presidencialismo. O texto também permite a realização de referendos. (clique aqui para entender). A Constituição garantiu também diversos direitos aos Brasileiros. Entre eles, instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem sua origem no movimento conhecido como Revolução Sanitária, nascido nos meios acadêmicos na década de 1970, e ampliou alguns dos direitos dos trabalhadores que já eram garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como direito a greve, jornada de 44 horas semanais, aviso prévio, licença paternidade, 13º salário e ampliação da licença maternidade. Saiba mais.

 

Os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho

A entrada do Brasil no século 20 pavimentou o caminho que conduziu, mais tarde, à criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. O mundo vivia o despertar da classe operária e acontecimentos como a Revolução Russa, na qual a força popular derrubou o regime absolutista do país, evidenciavam isso. Entenda a história da criação da carta de direitos trabalhistas, considerada a norma mais importante nas relações entre patrões e empregados, mas que tantos anos após sua criação precisa de atualização, segundo especialistas da área.

 

Centenário de Vinícius de Moraes

Nascido em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi diplomata, dramaturgo, jornalista, mas se tornou inesquecível para a cultura brasileria com sua vasta obra como poeta e compositor. Conhecido também como Poetinha, teve parceiros como Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto e Chico Buarque e foi um dos criadores da Bossa Nova. Ao longo deste ano, Vinícius de Moraes está sendo lembrado em diversas homenagens e a EBC também está preparando diversos materiais sobre o artista, que devem ir ao ar na data em que o artista completaria 100 anos. Enquanto isso, ouça os programas Ecos de Uma Era e Vozes Brasileiras, da Rádio MEC AM, ambos especiais sobre Moraes.

 

Os 60 anos da Petrobras e 20 anos da Crise do Petróleo

Criada em 3 de outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, a estatal ajudou a impulsionar a produção de petróleo no país e a economia brasileira. Atualmente, é uma das maiores empresas do mundo, presente em dezenas de países e responsável por parte significativa da  exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados. Há a estimativa de que, neste ano, o lucro líquido da Petrobras supere R$ 20 bilhões. em 2013 também se completam 40 anos desde a primeira crise do petróleo, que pode ser lembrada junto à história da Petrobras.

 

Os 40 anos do golpe do Chile

No dia 11 de setembro de 1973, a história do Chile foi modificada por um golpe militar que resultou na morte do então presidente Salvador Allende e durou quase 17 anos a partir dali. O Portal EBC relembrou em um especial o que aconteceu neste dia fatídico. Clique aqui para ver.

 

No mesmo ano, apenas 12 dias após o golpe de Estado, morreu o poeta chileno Pablo Neruda. A causa da morte de ainda é motivo de dúvidas. A versão oficial é de que ele não resistiu às complicações de um câncer de próstata, mas há a suspeita de que ele tenha sido morto por sua participação no Partido Comunista chileno.

 

Cinco anos da morte de Caymmi

Em 16 de agosto de 2008, o Brasil perdia aquele que foi um de seus maiores artistas. Dorival Caymmi, aos 94 anos, faleceu deixando como herança uma obra única, marcada pela espontaneidade de quem cantava o que sentia pelo mundo ao redor. Em homenagem ao Poeta do Mar, o Portal EBC reuniu em uma página especial trechos do documentário Um certo Dorival Caymmi, em que ele próprio relata histórias de sua vida que revelam como se formou o cantor e compositor.

 

50 anos do discurso de Martin Luther King

“Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade”. Essas frases foram ditas por Martin Luther King para milhares de pessoas que se reuniram em agosto de 1963 em Washington, nos Estados Unidos, para ouvir um de seus mais conhecidos discursos. O ativista foi um dos principais líderes do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos e defensor do pacifismo. No ano seguinte, o Congresso Americano aprovou a Lei dos Direitos Civis e King se tornou o mais jovem vencedor do Prêmio Nobel da Paz, aos 35 anos.

 

60 anos da morte de Graciliano Ramos

No último 20 de março, O Brasil completou 60 anos sem o escritor Graciliano Ramos. Sua obra mais famosa é Vidas Secas, de 1938, que conta a história de retirantes nordestinos castigados pela seca.  Mas além de romances, Graciliano também era conhecido por ser cronista, contista e político – ele foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios (AL). O autor foi homenageado na 11ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

 

Centenário de Rubem Braga

Um dos maiores cronistas dos país, Rubem Braga também completaria 100 anos em 2013. Ele começou a escrever, aos 18 anos, no Diário da Tarde, em Belo Horizonte e deixou mais de 15 mil textos, muitos deles envolvendo seus temas favoritos: mulheres e futebol. O nome do escritor é cotado como possível tema da a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2014.

 

100 anos de Leônidas

O ano de 2013 também é marcante para o futebol brasileiro. O país recebeu a Copa das Confederações e está prestes a sediar a Copa do Mundo de 2014, e lembra também os 100 anos de nascimento de um dos seus maiores jogadores: Leônidas da Silva, o "inventor" da bicicleta, artilheiro da Copa de 1938 e campeão por todos os grandes clubes brasileiros onde passou. Para homenagear o centenário do Diamante Negro, o Portal EBC também produziu um especial contando um pouco da sua carreira.

Compartilhar